Login Espanha Portugal

se nos abraçarmos o futuro é nosso somos diferentes, mas somos irmãos gémeos portugal e espanha a uma só voz serão respeitados portugal e espanha têm riqueza comum para gerir juntos descobrimos o mundo

Actualidade


Portugal e Espanha procuram soluo para portagens.

Portugal e Espanha procuram solução para portagens.

 

Os governos de Portugal e Espanha comprometeram-se hoje a encontrar soluções que permitam a interoperabilidade entre os sistemas de cobrança de portagens dos dois países.
 
A cobrança electrónica de portagens nas antigas SCUT (vias sem custo para os utilizadores) foi um dos temas abordados na reunião entre o ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, e a ministra espanhola do Fomento, Ana Pastor, que decorreu esta tarde, em Lisboa.

`Haverá certamente uma possível revisão dos modos de pagamento´

 

No final da reunião, que durou mais de três horas, o ministro Álvaro Santos Pereira afirmou que `existe uma grande vontade de parte a parte de melhorar a situação atual´ em matéria de cobrança electrónica de portagens.
 
`Haverá certamente uma possível revisão dos modos de pagamento e uma melhoria ao longo dos próximos meses´, disse o ministro, admitindo que existe `alguma falta de informação´ sobre as possibilidades de pagamento existentes que, no seu entender, `são bastantes flexíveis para as pessoas´ que se deslocam a Portugal.
 
A ministra do Fomento, por seu turno, disse que os dois governos vão trabalhar para que possa haver mais `interoperabilidade´, de modo a favorecer a mobilidade.
 
Ligações ferroviárias na agenda


 
Na agenda da reunião de hoje estiveram também as ligações ferroviárias entre os dois países.
 
O ministro da Economia disse que foi reiterada `a importância de uma linha de alta prestação em bitola europeia que ligue os portos de Sines e Algeciras a Irún´, que afirmou ser uma `das grandes apostas dos dois governos´.
 
`As nossas exportações têm tudo a ganhar tendo uma linha de bitola [distância entre carris] europeia que assegure uma baixa de custo´, salientou Álvaro Santos Pereira.
 
Criação de um Corredor Atlântico

 

A ministra do Fomento, por seu lado, afirmou que, com a criação de um Corredor Atlântico, as mercadorias espanholas e portuguesas vão chegar ao centro da Europa, tornando uma realidade um transporte `mais rápido e eficiente´.
 
Questionado sobre o que acontecerá ao concurso para a construção da ligação de alta velocidade ferroviária entre Poceirão e Caia, adjudicado ao consórcio Elos (liderado pela Soares da Costa e pela Brisa), o ministro não respondeu e remeteu para mais tarde uma posição sobre o assunto.
 
Álvaro Santos Pereira salientou, no entanto, que o Governo tem estado e continuará em contacto com o agrupamento de empresas.
 
O ministro também não disse o que o acontecerá às verbas que Bruxelas já tinha destinado para o projeto português de alta velocidade.
 
Grupo de trabalho avalia Porto-Vigo

 

Na reunião de hoje foi também acordada a constituição de um grupo de trabalho para avaliar a ligação ferroviária Porto-Vigo, que será coordenado pelos secretários de
 
Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (Portugal) e da Planificação, Infraestruturas e Habitação (Espanha) e que deverá equacionar vários cenários que garantam o serviço público.
 
Foi ainda acordada a reactivação de grupos de trabalho sobre o serviço ferroviário Lusitânia Comboio Hotel e as pontes rodoviárias e/ou ferroviárias internacionais entre Portugal e Espanha.
 
Na agenda da reunião esteve também o Céu Único europeu, uma estratégia definida pela Comissão Europeia, no âmbito da qual os dois países têm de apresentar um documento de trabalho conjunto até 30 de junho, segundo explicou a ministra do Fomento.


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/portugal-e-espanha-procuram-solucao-para-portagens=f707563#ixzz1tHCPd3Gb

 


 

 

Fonte: Expresso - 06/08/20


« Voltar

 


 

Bem-vindos ao nosso site

O mPI é um movimento com vista a romper com o sistema instituído, de forma a dar início a uma nova era de esperança e prosperidade em Portugal e Espanha.

Continuar a ler »
Movimento Partido Ibérico
na Imprensa

Inquérito

Portugal e Espanha devem fundar uma organização Ibérica? ?




Inquéritos Anteriores »

2012 © Movimento Partido Ibérico
desenvolvido por: dbest-design