Login Espanha Portugal

se nos abraçarmos o futuro é nosso somos diferentes, mas somos irmãos gémeos portugal e espanha a uma só voz serão respeitados portugal e espanha têm riqueza comum para gerir juntos descobrimos o mundo

Actualidade


Eleies Ibricas

Eleições Ibéricas

 

 No próximo domingo haverá eleições em Espanha, mais uma vez, a avaliar pelas projeções, vai acontecer mais do mesmo; ninguém terá uma maioria para governar sem concessões, arranjos ou geringonças à Portuguesa. Em Portugal as últimas eleições legislativas revelaram a mesma tendência, isto é, a pulverização de votos por forças políticas emergentes que configura um puzzle demasiado complexo para formar governos sem arranjos, concessões ou geringonças.

Pois bem, já lá vai o tempo em que o poder era entregue a um partido para governar sem solavancos durante a legislatura. Doravante a tendência vai agravar-se ainda mais, sinal que a sociedade não tem um rumo maioritariamente definido e que os representantes do eleitorado nos parlamentos serão tantos que deixará de haver programas de governo a respeitar. Haverá sim formas de governar errantes e a avulso, à medida das conveniências do momento e dos `azeites´ mais ou menos toleráveis de quem chantageará para manter os lobbies, interesses partidários ou sectários, em detrimento dos interesses da sociedade. Mas, a sociedade que, entretanto, votou, teve como referência programas de governo e não frações de programas de governo de todas as forças candidatas a quando da campanha eleitoral; sim parece confuso porque é confuso e no mínimo duvidoso, estes governos derivados de arranjos de bastidores. A sociedade Ibérica está assim numa situação onde transparece o desnorte e o correr em todas as direções sem rumo definido.

A sociedade Ibérica precisa de um catalisador que a possa chamar à razão em torno de um propósito comum, onde a união dos interesses de todos seja valorizado em detrimento dos interesses particulares. Só remando com um sentido e de forma harmónica poderemos levar a nossa nave a bom porto. O Iberismo para o sec.XXI é o meio para alinhar uma estratégia Ibérica robusta o suficiente que perdure no tempo. O Iberismo de sec.XXI é cumplicidade é respeito é solidariedade é sustentabilidade é justiça e responsabilidade. O Iberismo do sec.XXI é o projeto que abraça a totalidade da sociedade Ibérica, sem o Iberismo do sec.XXI na agenda política Ibérica nunca mais, os Ibéricos de boa vontade, se vão rever em coisa nenhuma que tenha como tarefa definir-lhes os caminhos do futuro.

 

Fonte: mPI - 19/11/19


« Voltar

 


 

Bem-vindos ao nosso site

O mPI é um movimento com vista a romper com o sistema instituído, de forma a dar início a uma nova era de esperança e prosperidade em Portugal e Espanha.

Continuar a ler »
Movimento Partido Ibérico
na Imprensa

Inquérito

Portugal e Espanha devem definir políticas comuns?




Inquéritos Anteriores »

2012 © Movimento Partido Ibérico
desenvolvido por: dbest-design