Login Espanha Portugal

se nos abraçarmos o futuro é nosso somos diferentes, mas somos irmãos gémeos portugal e espanha a uma só voz serão respeitados portugal e espanha têm riqueza comum para gerir juntos descobrimos o mundo

Actualidade


OCDE alerta que Portugal e Espanha podem ser as `prximas vtimas dos mercados

OCDE alerta que Portugal e Espanha podem ser as `próximas vítimas´ dos mercados

 

OCDE alerta que Portugal e Espanha podem ser as `próximas vítimas´ dos mercados
 

Mesmo depois da reestruturação da dívida grega, `os países do euro ainda não ultrapassaram os seus problemas e Espanha e Portugal podem ser as próximas vítimas dos mercados financeiros´, disse Gurria ao jornal de economia helvético Handelszeitung.
 

Para o secretário-geral da OCDE, `ficou claro´ que os mercados financeiros atacam os países mais fracos da moeda única e, por isso, recomenda que se erga `a barreira de todas as barreiras´ contra eventuais tentativas dos especuladores, aumentando o `plafond´ do futuro Mecanismo de Estabilidade Europeu (MEE).
 

`Tem de se criar um fundo de estabilidade com pelo menos um bilião de euros e os países da União Europeia não devem esperar mais tempo, porque os mercados financeiros aproveitam as hesitações e a insegurança´, alertou Gurría.
 

Uma barreira de protecção de tal dimensão seria, na opinião do chefe da OCDE, `uma mensagem clara aos mercados financeiros e ao mundo e atenuaria o risco de mais contágios´.
 

O MEE, que entrará em vigor em Julho, deverá dispor de um capital de 500 mil milhões de euros para ajudar países da moeda única em dificuldades financeiras.
 

Muitos países europeus consideram, no entanto, a referida verba insuficiente e tanto o Banco Central Europeu como o FMI já recomendaram o respectivo reforço.
 

A Alemanha tem-se oposto, no entanto, a um aumento da verba prevista, embora ultimamente tenha dado sinais de poder aceitar uma solução baseada na conjugação entre o MEE e o actual Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), que também serviu para o resgate de 78 mil milhões de euros a Portugal, em Maio de 2011.
...
 

 

 

Fonte: Pùblico - 23/01/20


« Voltar

 


 

Bem-vindos ao nosso site

O mPI é um movimento com vista a romper com o sistema instituído, de forma a dar início a uma nova era de esperança e prosperidade em Portugal e Espanha.

Continuar a ler »
Movimento Partido Ibérico
na Imprensa

Inquérito

Portugal e Espanha devem definir políticas comuns?




Inquéritos Anteriores »

2012 © Movimento Partido Ibérico
desenvolvido por: dbest-design