Login Espanha Portugal

se nos abraçarmos o futuro é nosso somos diferentes, mas somos irmãos gémeos portugal e espanha a uma só voz serão respeitados portugal e espanha têm riqueza comum para gerir juntos descobrimos o mundo

Actualidade


Responsveis Ibricos da agricultura unidos em Bruxelas.

Responsáveis Ibéricos da agricultura unidos em Bruxelas.

 

Ministro da Agricultura espanhol pede adiantamento de ajudas de 5 mil milhões de euros

O ministro da Agricultura espanhol, Miguel Arias Cañete, apelou hoje à Comissão Europeia para que se adiantem para outubro o pagamento de ajudas aos agricultores espanhóis, flexibilizando o acesso a 5 mil milhões de euros para responder à seca.


Esse é o valor global de ajudas no âmbito da PAC para o setor espanhol ainda que Cañete admita não estarem totalmente quantificadas as perdas que a seca extrema que se vive em várias zonas de Espanha e, como tal, o volume exato de ajudas necessárias.

 
Cañete formulará o pedido durante o segundo dia do Conselho ministerial que decorre em Bruxelas e onde Portugal e Espanha vão informar os ministros sobre a situação da seca na Península Ibérica.

 
O responsável espanhol disse aos jornalistas que a pluviosidade em Espanha é 49 por cento inferior à da média dos últimos anos, com várias regiões do país a enfrentarem situações dramáticas (com potenciais perdas de centenas de milhões de euros).

 
As duas delegações ibéricas vão, na reunião, pedir o adiantamento dos pagamentos de ajudas diretas, autorização para medidas de compensação aos agricultores, devido aos custos acrescidos motivados pela seca, e solicitar a flexibilização das condições do regime de prémios para vacas em aleitamento.

 
De acordo com um documento que vai ser apresentado ao Conselho, e ao qual a agência Lusa teve acesso, as pretensões portuguesas de apoio aos agricultores passam pela `antecipação dos pagamentos diretos e ligados´ e ainda `derrogações no âmbito dos prémios ligados à produção animal´.

 
O documento que vai ser apresentado no Conselho - onde estará também presente o comissário europeu para a Agricultura, Dacian Ciolos - salienta que se perspetiva `uma má campanha de cereais de sequeiro, o que vem agravar a situação de escassez de alimentos para os animais, potenciando um aumento ainda maior dos custos de produção´.

 
A par da reunião em Bruxelas, em Espanha, o Governo convocou a Mesa de Seca que hoje analisará a situação de seca com responsáveis do setor, procurando concretizar uma primeira avaliação do impacto por setores e regiões.
 

Oficialmente o Governo admite as dificuldades em medir já o impacto, dada a complexidade do setor agrícola espanhol.

 

 

Fonte: Lusa/Sapo - 06/08/20


« Voltar

 


 

Bem-vindos ao nosso site

O mPI é um movimento com vista a romper com o sistema instituído, de forma a dar início a uma nova era de esperança e prosperidade em Portugal e Espanha.

Continuar a ler »
Movimento Partido Ibérico
na Imprensa

Inquérito

Portugal e Espanha devem fundar uma organização Ibérica? ?




Inquéritos Anteriores »

2012 © Movimento Partido Ibérico
desenvolvido por: dbest-design