Login Espanha Portugal

se nos abraçarmos o futuro é nosso somos diferentes, mas somos irmãos gémeos portugal e espanha a uma só voz serão respeitados portugal e espanha têm riqueza comum para gerir juntos descobrimos o mundo

Actualidade


Portugal est  beira de um `tsunami demogrfico.

Portugal está à beira de um `tsunami´ demográfico.

 

 

A presidente da Comissão Nacional do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações, Joaquina Madeira, disse hoje que Portugal está à beira de `um tsunami´ demográfico.



`Esta questão da demografia é um `tsunami´ e andamos um bocadinho distraídos. No Norte da Europa já se estão a tomar medidas e nós, povos do Sul, estamos à espera de ver a cara ao mau tempo para agir´, criticou a responsável, no decorrer de uma conferência organizada pela Cáritas, cujo Conselho Geral está reunido em Leiria desde sexta-feira.

`Temos que ter mais filhos e os jovens têm que ter estabilidade para se reproduzirem´, defendeu.

Joaquina Madeira alertou que Portugal não está a repor a demografia e que até 2050 `os últimos números apontam para um duplicação da percentagem de idosos.´

A presidente da Comissão Nacional do Ano Europeu do Envelhecimento Activo frisou ainda que se em 2001 foram registadas mais de 300 pessoas com 100 ou mais anos, em 2050 prevê-se que atinjam esta idade cerca de 6400 idosos.

`Esta longevidade tem que ser vista como uma vitória para a humanidade´, frisou, contudo, sustentando que `é necessário mudar o paradigma de que as pessoas depois da reforma deixam de ser produtivas´.

Por outro lado, enfatizou Joaquina Madeira, `se não existir solidariedade entre gerações não haverá um envelhecimento activo feliz´.

Já a vice-presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz e coordenador da equipa nacional da Cáritas para acompanhamento do Ano Europeu destacou a importância da sociedade `desarrumar as gavetas´ para assegurar o diálogo entre gerações.

Para isso, defendeu Maria Rosário Carneiro, é preciso nas catequeses formar `mediadores´ que promovam essa solidariedade e `produzir guiões´ e modelos de actuação nas paróquias, sem cedências `aos estereótipos que existem sobre o envelhecimento activo´.

 

Fonte: Económico - 06/08/20


« Voltar

 


 

Bem-vindos ao nosso site

O mPI é um movimento com vista a romper com o sistema instituído, de forma a dar início a uma nova era de esperança e prosperidade em Portugal e Espanha.

Continuar a ler »
Movimento Partido Ibérico
na Imprensa

Inquérito

Portugal e Espanha devem fundar uma organização Ibérica? ?




Inquéritos Anteriores »

2012 © Movimento Partido Ibérico
desenvolvido por: dbest-design