Login Espanha Portugal

se nos abraçarmos o futuro é nosso somos diferentes, mas somos irmãos gémeos portugal e espanha a uma só voz serão respeitados portugal e espanha têm riqueza comum para gerir juntos descobrimos o mundo

Actualidade


Espanha regressou ao clube bancarrota.

Espanha regressou ao clube bancarrota.

 

Depois de ter ´ultrapassado´ na sexta-feira a Itália no nível de risco de incumprimento da dívida soberana, Espanha reentrou hoje no ´clube da bancarrota´ (o TOP 10 dos países com maior probabilidade de entrarem em incumprimento num horizonte de cinco anos), de onde saíra em 23 de setembro de 2011.

O risco de incumprimento de Espanha abriu hoje em 27,88%, acima do fecho na sexta-feira (27,22%) e já com algum distanciamento do risco italiano, que abriu hoje em 26,99%, segundo dados da CMA DataVision. A meio da manhã, o risco de incumprimento da dívida espanhola subiu para 28,5%.
A atenção dos mercados da dívida regressou a Espanha, um dos ´elefantes´ na loja de porcelanas da zona euro. Para a Eurointelligence, a forma como a dívida espanhola está a ser encarada nos mercados de derivados é o primeiro sinal do falhanço do ´compacto orçamental´, assinado na quinta-feira passada. A clara opção política de Madrid por uma política mais gradualista de austeridade, "revendo" a meta ´irrealista´ de défice orçamental imposta por Bruxelas para 2012, sinalizou aos investidores que a situação de Espanha é mais grave do que a versão oficial europeia pretendia.
Risco português continua a subir

Este movimento de subida do risco espanhol é acompanhado por uma subida conjunta de Portugal (o risco ascendeu a 63,43% e com mais de 1200 pontos base no preço dos credit default swaps, seguros contra o risco de incumprimento), Irlanda, Itália, Bélgica, França e Áustria.
Apenas a Grécia abriu ligeiramente em baixa, mantendo, no entanto, a probabilidade de default acima de 96%. Os mercados da dívida aguardam no próximo dia 8 de março (quinta-feira) os resultados da participação dos credores privados na operação de oferta de troca de títulos no âmbito da reestruturação parcial da dívida grega. O governo grego apontou para um limiar mínimo de participação dos credores privados na ordem dos 75%. Os rumores mais díspares sobre se tal limiar foi já atingido ou não influenciam os investidores nos mercados de derivados financeiros.
No ´clube da bancarrota´ estão, agora, presentes a Grécia, que lidera, Portugal em segundo lugar, a Irlanda na sétima posição e Espanha no décimo lugar. Itália que havia entrado no ´clube´, no ano passado, desde o início da agonia do governo Berlusconi, saiu em final de fevereiro.

 

Fonte: Expresso - 23/01/20


« Voltar

 


 

Bem-vindos ao nosso site

O mPI é um movimento com vista a romper com o sistema instituído, de forma a dar início a uma nova era de esperança e prosperidade em Portugal e Espanha.

Continuar a ler »
Movimento Partido Ibérico
na Imprensa

Inquérito

Portugal e Espanha devem definir políticas comuns?




Inquéritos Anteriores »

2012 © Movimento Partido Ibérico
desenvolvido por: dbest-design